top of page
  • Foto do escritorEva Chau

Como escrever uma Sinopse que vende?

Atualizado: 20 de dez. de 2022

Quando um leitor está a decidir se quer ou não ler um livro, este gosta de saber sobre o que se trata e o primeiro local a que recorre é a sinopse, esta vai lhe mostrar se é algo que estaria interessado em ler. Se esta não o convencer pode procurar reviews para saber a opinião de outros leitores, mas no melhor dos casos a sinopse poderá ser o necessário para fazer o leitor virar para a primeira página e começar a ler.


Mas como fazemos com que a sinopse seja o ponto chave que prende o leitor quando nada, ou quase nada, sabe ele sobre a história? Pois já sabemos que esta tanto pode encorajar ou desencorajar o leitor a ler o livro.


Fala sobre a ideia geral do livro, sem dares muitos detalhes, mas de forma a não resumir e sim mostrar porque devem ler o livro. Uma das piores coisas que um autor pode fazer na sinopse é de facto resumir o livro, poucos são aqueles que gostam de spoilers mas nenhum leitor que consiga entender a história toda pela sinopse vai pegar no livro para ler, a menos que seja algo que o leitor realmente gosta e queira ler mais sobre. Podemos e devemos dar ao leitor um “cheirinho” do que se trata o livro mas de uma forma geral, porém que se destaque de outras dentro do mesmo género. Parece complicado, mas não é, se ao falares da história demonstrares mais razões porque deve ler o livro (incitando emoções no leitor) e menos um resumo dos acontecimentos, de certeza que este vai ficar mais interessado.


Apresenta as personagens principais e quem são ou sobre o que lhes vai acontecer (outra vez, sem dar spoiler). Este ponto é mais opcional dependendo do género do livro, mas geralmente os leitores gostam de ficar a saber sobre a(s) personagem(s) principal(s) (especialmente quando envolve romance ou fantasia), portanto a sinopse é um ótimo local para a(s) apresentar(s) sucintamente antes da(s) desenvolver(s) na história, ou então até falares de um passado que só ao longo do livro mencionarás. Escreve sobre as suas emoções perante um acontecimento ao vês do acontecimento em si.

Ex: Diana, uma rapariga tímida que viveu toda a sua vida com medo do desconhecido ganha coragem para sair de casa e ir explorar o mundo após ter experienciado algo que muitos nunca chegariam se quer a imaginar.

Com este exemplo descobrimos que a personagem principal se chama Diana, é tímida, um dos seus maiores medos e que sofreu um acontecimento que muda a sua vida, porém nunca nos é dito que acontecimento é, apenas que é algo que um nunca imaginaria, o que incita curiosidade no leitor em descobrir o quê.


Lembra-te de apelar às emoções do leitor. Penso que este é bastante explícito, e já foi referido em pontos em cima o quão importante é incitar emoções no leitor quando ele lê a sinopse. Ao experiênciar essas emoções num pequeno texto apenas, o leitor saberá que o livro e a escrita do autor serão ainda mais intensos, e a maioria dos leitores utilizam os livros como um escape à realidade, por isso é obrigatório que os faça esquecer o que se passa ao seu redor enquanto vivencia a história.


Faz questões no final/Termina com um tom misterioso para intrigar o leitor. Uma das melhores maneiras de fazer o leitor virar para a primeira página após ler a sinopse é se esta o deixou curioso. Ao terminarmos uma sinopse com uma pergunta o leitor vai querer saber a resposta à mesma lendo o livro, ou mesmo que não seja em forma de pergunta, se a última frase for misteriosa o leitor quererá desvendar esse mistério.


Certifica-te que não tem erros ortográficos e não ultrapassas as 300 palavras. A sinopse serve como uma mini apresentação do livro ao leitor e se esta tiver erros na escrita desencorajá muito o leitor a ler, além de diminuir a qualidade do livro, independentemente do quão boa seja a história. O tamanho ideal ronda as 100 e as 200 palavras, porém poderá ir até às 300 se for extremamente necessário, mas esse número nunca deverá ser ultrapassado.


Podes verificar em baixo uma imagem que contém os pontos falados e um gráfico para mudar na melhor compreensão dos mesmos.





E agora já sabes, como escrever uma sinopse que vende! Esperemos que isto te tenha ajudado a escrever aquela sinopse que tanto os autores temem.


Boa sorte com o teu livro, e qualquer coisa estamos aqui para te ajudar 🌹



61 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page