top of page
  • Foto do escritorEva Chau

Como publicar na Amazon

Atualizado: 19 de abr.

Hoje em dia a Amazon é um dos principais vendedores de livros. E com o crescimento do número de autores que publicam independentemente tornou-se uma das plataformas mais utilizada para estes autores.

O fator de ser gratuita a publicação e o seu processo ser bastante simples, acrescenta ao facto de ser uma ótima plataforma para qualquer autor. E se estás aqui é porque queres saber como te juntares aos milhares que já lá estão. Então vamos lá ver o que precisas de fazer.


Antes de mais tens que criar uma conta no Kindle Direct Publishing (KDP), onde terás que inserir os teus dados pessoais, informação de pagamento e o teu NIF para propósitos de taxas.


Criar um novo livro

  • Para adicionares um livro carregas no botão +Create (Create a new title or series);

  • Aparecerão 3 opções: Kindle e-book, Paperback e Hardcover ou até mesmo uma Series Page caso tenhas uma série para publicar e queres que fiquem todos os livros no mesmo local;

  • Após escolheres um formato terás de preencher as informações todas sobre o livro e o seu conteúdo. Atenção que convém já teres o teu e-book num formato compatível, podes saber todos os formatos aqui. O recomendado é KPF (Kindle Package Format), não é obrigatório mas é o melhor formato ao publicar na Amazon pois é compatível com todos os Kindles — existe um programa da Amazon chamado Kindle Create que converte o teu ficheiro em KPF, mas também podes utilizar outras ferramentas como o Reedsy Editor (que é ótimo até para quem não publica na Amazon);

  • Fica descansado que ao preencheres as informações num formato quando fores carregar noutro a informação já está preenchida, só terás que colocar o conteúdo;

  • Ao calcular o preço de venda do e-book há que ter em atenção que com livros à venda entre $2.99 e $9.99 recebes 70% do lucro, mas se o preço for fora desses valores recebes apenas 35%. Em formato físico já não existem essas regras e por norma recebes 60% do lucro.


KDP Select

Tens a opção de te juntares ao programa KDP Select onde o teu livro será incluído no Kindle Unlimited. Porém há que ter em atenção que se o fizeres o teu e-book não poderá estar disponível em nenhum outro vendedor durante os 90 dias que dura o programa, após esse tempo poderás escolher em continuar no programa por mais 90 dias ou sair.

Se o facto do ebook só estar disponível na Amazon não te fizer confusão e decidires aderir podes contar mais formas de marketing dentro da Amazon como colocares o livro em promoção ou até mesmo gratuito durante um tempo limitado entre outras.


Se te estás a questionar o que é o Kindle Unlimited é como Netflix para livros, os leitores pagam uma mensalidade e têm disponíveis gratuitamente todos os livros no programa, é uma ótima maneira de mais leitores encontrarem o teu livro. Tu recebes por página lida no livro, ou seja mesmo que o leitor não termine o livro recebes sempre algo, quantas mais páginas lidas mais recebes.


Se a Amazon vai ser a tua principal fonte de vendas, na minha opinião é uma mais valia.


Publicar o livro

Após decidires se queres ou não aderir ao KDP Select basta publicar o livro! Se ainda não estás pronto ou a informação não está completa poderás apenas Save as Draft e voltar depois.

Alguns aspetos a ter em atenção:

  • Por norma demoram 72 horas para o livro ficar disponível para venda;

  • Podes colocar os teu e-books em pré-venda e agendar a sua publicação porém essa funcionalidade não está disponível para os impressos;

  • Caso encontres algum erro ou queiras modificar algo podes sempre editar, gratuitamente, o teu ficheiro mais tarde.


Author Central

Recomendamos criar também uma conta no Author Central da Amazon pois é onde poderás criar o teu perfil como autor, onde os leitores te poderão seguir de modo a serem notificados quando lanças algo novo, além de teres acesso a outras ferramentas.


Num outro post poderemos falar sobre o Marketing na Amazon, caso estejas interessado por isso deixa um like ou comenta para nós sabermos se é algo em que terias interesse. E se tens interesse no programa KDP Select mas não gostarias de ficar preso à Amazon, tens o Kobo Plus que é essencialmente o mesmo porém não tem exclusividade.


Esperemos que isto te tenha ajudado e se tiveres alguma dúvida não hesites em perguntar.

Estamos aqui para ti 🌹

81 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Helena Vicente
Helena Vicente
Jan 16, 2023

Olá

estou a tentar autopublicar um livro em Portugal e após muita pesquisa cheguei a tua página. E que dádiva! Embora exista de facto muita informação, em relação a auto publicar em Portugal a mesma é extremamente escassa, para não dizer inexistente. Tenho duas dúvidas persistentes e será que me podes ajudar?

A primeira é em relação aos copyrigh… devo registar os direitos autoriais no instituto? A segunda é em relação à declaração das taxas junto das financas portuguesas das vendas feitas na Amazon e afins… tens alguma informação sobre isso?

Obrigada

Like
Eva Chau
Eva Chau
Jan 16, 2023
Replying to

Olá Helena! Fico muito feliz que te tenhamos ajudado! Sobre os direitos de autor já tenho um Post sobre isso, que podes ler aqui agora sobre as taxas infelizmente neste momento não te posso dizer nada porque eu própria estou a navegar isso também mas se entretanto fizer um Post sobre isso aviso-te por aqui 🥰

Like
bottom of page