top of page
  • Foto do escritorEva Chau

Como começar a escrever um livro?

Atualizado: 2 de ago. de 2022

Quando um escritor, ou alguém que está a pensar em seguir esse ramo, faz uma pergunta destas está à espera que lhe entreguem um manual com tudo pensado já. Há de facto maneiras eficazes de escrever um livro e se querem uma espécie de to-do list sem dúvida que a iremos fazer, mas a realidade é que o que serve para uns pode não servir para todos.


Se queres planear um bocado antes, podes utilizar o nosso Caderno de Autor para te organizares na história e não esqueceres nenhum promenor (é o melhor de dois mundos para quem gosta de planear e quem gosta de ir com a maré). Mas se já tens uma história na cabeça que gostarias de explorar, senta-te e começa a escrever o que te vem à cabeça, provavelmente não será igual ao que será publicado, mas é assim que se começa a escrever um livro, com o primeiro rascunho.

O teu primeiro rascunho é isso mesmo, um rascunho, não tem que ser prefeito.

Uma das principais dificuldades que um autor tem em iniciar uma história vem da ansiedade de começar algo que fique perfeito.

É bastante normal que isso aconteça, principalmente se esse autor for também perfeccionista, mas a coisa boa dos livros é que são um trabalho em progresso até nós querermos. Eles podem ser editados, revistos e modificados o quanto quisermos portanto querido autor, não te preocupes com o teu primeiro rascunho, este serve apenas para seguires a tua intuição, escreveres aquilo que tens na mente e contares a história que queres, mais tarde editas o que for necessário.

Um livro é como uma borboleta. Começa numa lagarta que pode não ser tão majestosa ao ínicio, mas durante o seu tempo no casulo vai-se transformando, até sair e voar como uma bela borboleta.

Não queiras ter já uma borboleta se isto te causa ansiedade em começar. Podes sempre começar com a lagarta e vais ver o quão majestosa se pode tornar depois.


Começa agora com o primeiro rascunho, e mais tarde ajudar-te-emos com a edição.


Acredita em ti como nós acreditamos 🌹

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page