top of page
  • Foto do escritorEva Chau

Como editar um livro sendo autor independente?

Atualizado: 20 de dez. de 2022

Já sabes que história contar, até já poderás ter escrito o teu primeiro rascunho... e agora?

Se estás a seguir o Calendário de Publicação do nosso Caderno de Autor (se não o tens, inscreve-te na nossa Lista de Email como Autor para o receberes gratuitamente!) sabes que o próximo passo é a edição. Mas decidiste publicar independentemente e estás perdido em como o fazer? Que passos seguir...

Bem estás no sítio certo pois juntámos uma lista para que saibas exatamente o que fazer! E podes guardar a imagem em baixo para teres sempre contigo os passos a seguir.

Mas não temos só a lista para ti, também te dizemos porque deves investir num editor profissional e que tipos de edição existem para não te faltar nada nesta jornada.



Podes encontrar Beta Readers nesta lista que criámos com leitores ansiosos por te ajudar a melhorar a tua história. E revisores profissionais nesta lista, caso queiras contratar e ajudar freelancers.


Espera lá, editores profissionais? Se estou a publicar sozinhx porque preciso de editores profissionais?

Deves-te estar a perguntar se for o teu primeiro livro, mas a verdade é que ter pelo menos um editor profissional a ajudar-te é crucial para o lançamento de um livro. Não interessa se a tua história está magnífica, o livro ser editado profissionalmente ou não é o que o separa de ser bom ou excelente.

Por muito que possas editar o teu próprio livro, nunca conseguirás levá-lo ao patamar de um profissional, e não é por não conseguires editar mas sim porque estás muito próximo do projeto.

Um editor profissional além de ter um olhar objetivo e conseguir identificar o que necessita melhoramento também já é experiente a fazê-lo. Não está emocionalmente agarrado a nenhuma personagem ou pedaço e texto e por isso consegue tomar as melhores decisões. O seu olho está treinado para encontrar aqueles erros que por mais que leias passam despercebidos pois gramática, pontuação e vocabulário já fazem parte da sua natureza. E não só melhorará o teu livro, mas também te ajudará a escrever melhor.


Porém existem vários tipo de edições, e saber o tipo que precisas é tão importante como ter um bom editor. Então que tipos existem e para que servem?

  • Avaliação Editorial (Editorial Assessment) - Ajuda-te a perceber que tipo de edição necessitas;

  • Edição de Desenvolvimento (Development Editing) - Trata do plano geral, verifica se há buracos na história, se as personagens são demasiado 2D, se há coisas que não estão claras. Funciona mais como um relatório editorial.

  • Edição Estrutural (Structural Editing) - Assim como a edição de desenvolvimento olha para o panorama geral mas está mais focado na estrutura do manuscrito para ter a certeza que tudo flui bem. É boa para quem tem vários tempos ou pontos de vista na história.

  • Edição de Estilo (Line Editing) - Como o nome indica é sobre o estilo do manuscrito. O editor irá concentrar-se na prosa, no ritmo e fluidez da escrita, nas descrições e diálogo e dizer-te que melhorias a fazer.

  • Edição Copidesque (Copy Editing) - Está mais relacionada com a mecânica da escrita, o foco está na gramática, estrutura frásica, normas ortográficas, coerência e consistência. Todos os livros necessitam deste tipo de edição antes de serem publicados e por norma vem junto com a edição de estilo.

  • Revisão (Proofreading) - Assim como a edição copidesque concentra-se nos pequenos detalhes e é o último passo na edição, sendo também estremamente necessária. Consiste em apanhar todos os erros que possam ter escapado, qualquer vírgula, ponto final ou espaço a mais que necessita de ser remendado.

  • Verificação de Factos (Fact Checking) - Serve para ter a certeza que tudo o que escreves está correto, faz especial sentido se o livro incluir profissões com vários termos técnicos ou que faça referência a factos reais.

Se queres um aprofundamento de cada tipo de edição este post explica tudo muito bem.


Agora que já sabes o que fazer na edição, o próximo passo será como publicar o teu livro correto? Também já abordámos esse tema neste artigo.

Boa sorte com essa edição 🌹

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page